PodOlhar: Papai Noel Pantaneiro narra luta pela leitura no coração do Brasil :: Notícias de MT
ASSISTA A ÍNTEGRA DO PODOLHAR COM O PAPAI NOEL PANTANEIRO:
Durante o episódio, Clovis relembrou como foi incentivado a ler desde cedo, inicialmente por hóspedes do hotel de sua família na cidade de Iporá, Goiás. “Eles eram viciados em gibis, liam e me davam. Foi aí que comecei a ler e me apaixonei pela leitura”, contou. Mais tarde, estudantes de geologia hospedados no mesmo hotel apresentaram a ele obras de literatura clássica e jornais da época. Aos 11 anos, Clovis leu Cem Anos de Solidão, de Gabriel García Márquez.
A experiência foi crucial para moldar sua relação com os livros e o motivou a criar o Inclusão Literária. Segundo Clovis, a ideia do projeto surgiu após observar a dificuldade de acesso a livros, especialmente em áreas rurais. Para iniciar a iniciativa, ele desmontou sua biblioteca pessoal, que contava com cerca de 3 mil livros, e distribuiu o acervo. “Em uma semana, não tinha mais nenhum livro. O povo quer ler, mas não tem acesso”, destacou.
Clovis também avaliou os impactos negativos da falta de incentivo à leitura no Brasil. Para ele, o acesso limitado a livros compromete o desenvolvimento cultural e social do país. “Hoje eu sou um facilitador de acesso ao livro para as pessoas. É um incentivo fantástico, porque percebo o quanto isso transforma vidas”, afirmou.
O projeto Inclusão Literária continua ativo, levando esperança e conhecimento para comunidades pantaneiras e fomentando o hábito da leitura em regiões onde os livros são raros. A trajetória de Clovis, narrada no episódio, é um exemplo de como iniciativas individuais podem ter um impacto significativo na democratização da cultura no Brasil.
Onde assistir e ouvir?
O episódio do PodOlhar está na íntegra no canal do videocast no Youtube (assine aqui) e em forma de áudio nas principais plataformas de podcast, como Spotify, Deezer e Apple Podcast – onde você pode assinar e conferir todos os episódios de forma gratuita.
OUÇA O PODOLHAR NO SPOTIFY DE FORMA GRATUITA:
Assine nossa conta no YouTube, clique aqui